lunes, 16 de abril de 2012

GRUPO CAMERATA ERUDITA FAZ CONCERTO NA OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE, São Paulo/SP

Grupo CAMERATA ERUDITA faz concerto gratuito de obras de
Bach, Elgar, Grieg, Claudio Santoro, Guerra-Peixe e Betholven Cunha
na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Fotos: Camerata Erudita - Marcia Marquez

Dia 20 de abril de 2012, a partir das 20h30, o grupo paulistano Camerata Erudita faz concerto gratuito de obras de compositores nacionais e internacionais, com regência do maestro carioca convidado Israel Menezes. A orquestra, que é dirigida pelo maestro Miguel Forte, contará ainda com a participação especial do violinista solista Ricardo TakahashiMeia hora antes do concerto, às 20h00, o maestro convidado fará comentários a respeito das obras executadas, os compositores, períodos e características de cada obra escolhida. O atual repertório é composto por seis obras: Concerto para Violino em Lá Menor, de Bach, Serenata para Orquestra de Cordas, de Elgar, Erstes Begegnen, de Grieg, Mini Concerto Grosso, de Claudio Santoro, Mourão, de Guerra-Peixa, Macaíba, de Betholven Cunha.

Camerata Erudita
A Camerata Erudita é uma orquestra de câmara criada e idealizada pelo maestro Miguel Forte. Seu grande atrativo consiste na execução e divulgação da chamada “música de câmara”, originalmente escrita para pequenos espaços. Seu maestro e seus integrantes viram nesse trabalho a oportunidade de escolher seu repertório e disseminar o conhecimento adquirido em diferentes trabalhos profissionais na área musical. Composta por quinze integrantes, a grande maioria, jovens participantes de companhias de óperas, grupos de câmara e orquestras sinfônicas de São Paulo a Camerata Erudita vem se destacando pelo critério na escolha de seu repertório e também pela busca da excelência na execução dos mesmos, valendo-se sempre de grandes nomes da música nacional para transmitirem seus conhecimentos, buscando assim formar sua própria identidade. Miguel Forte, maestro e idealizador da Camerata Erudita, iniciou seus estudos com Walter Novaes e tem em seu currículo estudos de regência coral com Jorge Sarmientos, João Wilson Faustini e Mara Campos, violoncelo com Heloisa Meireles e Ricardo Fukuda, regência orquestral com Paulo Maron e Sergio Chenee, atua ainda como chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra do NUO - Núcleo Universitário de Ópera.
Currículo maestro Israel Menezes
Bacharel em Regência e Mestrado pela UFRJ onde foi professor substituto por 4 anos, com cursos de extensão em Regência na Inglaterra na Ernst Read Music Association (ERMA), tem atuado como Maestro convidado em diversas orquestras, no Brasil e no exterior, produzindo obras em primeira audição mundial, e levando por diversas vezes programa inteiros de compositores brasileiros com orquestras estrangeiras. Tem Regido orquestras na França, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, Egito e Armênia. É Fundador e Regente Titular da Orquestra Rio Camerata (www.orc.art.br) desde 1986 e da Orquestra de Câmara do CSVP, Niterói-RJ. É membro titular da Academia Nacional de Música e em Julho de 2011 foi Laureado em São Paulo pela associação Brasileira de Artes, Cultura e Educação com a “Comenda Carlos Gomes”.
Currículo solista Ricardo Takahashi
Iniciou seus estudos aos 5 anos de idade e obteve sua formação musical com o prof. TosioTakeda, posteriormente com o professor Ayrton Pinto na UNESP e aperfeiçoamento com o prof. Ilan Gronnish (Alemanha). Participou de master classes com os violinistas Viktor Danchenko, Jerrold Rubenstein, Glenn Dicterow, Ole Bohn entre outros. Foi professor do Conservatório do Brooklin e da Instituição Magda Tagliaferro e atualmente leciona na Escola Municipal de Música e Instituto Fukuda.Integrou a Orquestra Experimental de Repertório na qual foi finalista do concurso Jovens Solistas. Vencedor do concurso da World Jeunesse Musicalis obteve uma das três vagas destinada a América Latina. Integrou a Orquestra de Câmara Villa Lobos, Orquestra Jazz Sinfônica, Bachianas Chamber Orquestra, Orquestra Sinfônica do Mato Grosso, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo (chefe de naipe). Atualmente integra a Orquestra Bachianas Sesi SP (chefe de naipe) e a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo desde 94. Em 2001 participou com a OSUSP da turnê realizada na Alemanha e Suíça. De 2009 a 2011 se apresentou junto a Orquestra Bachianas no Lincoln Center em NY, sendo que na última ocasião atuou como solista no Broward Center (Fortlauderdale) e Avery Fisher Hall- Lincoln Center (New York). Como camerista atuou no Spoletto Festival - EUA, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Festival Internacional de Cordas - Tatuí, Oficina de Música de Curitiba e como solista no Festival Eleazar de Carvalho. Em 2009 realizou um concerto juntamente com o Quarteto de  eipzig em sua tourneé ao Brasil. Atua no Quarteto Camargo Guarnieri desde 2008, e realizou no ano seguinte a gravação da obra completa dos quartetos de cordas do autor. Atua também no Neymar Quarteto, tendo gravado o CD “Intervalo” selecionado pelo PACa realizar a rodução e gravação de disco inédito.
Repertório
E. Grieg - Ertes Begegnen
E. Elgar - Serenade  for strings, op 20
                Allegro piacevole; Larghetto; Allegretto
J S. Bach- Concerto para violino e orquestra em lá menor
                  Allegro; Andante; Allegro assai
                  Solista: Ricardo Takahashi
Cláudio Santoro - Mini concerto Grosso para cordas
                               Allegro moderato; Andante; Allegro
Beetholven Cunha - Macaíba
Guerra Peixe/Clóvis Pereira – Mourão
Ficha Técnica
Regente
Miguel Forte
Regente convidado
Israel Menezes
Violinos I
Leonardo Daniel Marques de Oliveira (spalla)
Guilherme Roberto
Michelle Gomes Mendes
Leon Souza de Oliveira
Violinos II
Cleiton Carlos França de Moraes
Thiago Fernandes Cruz
Cristiane Cizino Silva
Aline Gabrieli Ferreira Paulo
Violas
Almir Nunes de Souza Junior
Cesar Augusto Alves Martini
Maxuel Rodrigues de Oliveira
Violoncelos
Valdir Vale Maia
Silvia Regina Lozano Altieri
Adriano de Paula Macedo
Contrabaixo
Leopoldo Fernandes de Carvalho
Serviço
Dia 20/04/2012 - Horário Concerto 20h30 Horário Speech 20h
Local Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Tres Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Fone 3222 2662 Lotação 90 lugares Duração 50 minutos Recomendação livre
Entrada franca – retirar os ingressos com meia hora de antecedência



No hay comentarios:

Publicar un comentario